Cogumelos Comestíveis e Benefícios

Ricos em nutrientes importantes para a boa manutenção do organismo e em propriedades medicinais, os benefícios dos cogumelos comestíveis, como também são chamados, saltam à vista e chamam a atenção.

Muito conhecidos como “a carne dos vegetarianos”, os cogumelos podem ser feitos grelhados, fritos, assados, refogados e ainda podem ser combinados com vegetais, legumes, macarrão e o que mais sua imaginação permitir.

Um alimento super nutritivo,

com alto valor nutricional

e com um sabor incrível.

Existem no mundo mais de 10 mil variedades de cogumelos, mas normalmente encontramos algumas variedades específicas nos mercados, como o champignon, o portobello, o shiitake, o shimeji, entre outros.

Propriedades

Muito além de dar um sabor diferente e especial às refeições, os cogumelos possuem alguns benefícios para a nossa saúde. Não só eles são, em geral, baixos em gordura, calorias e sódio, eles também são ótimas fontes de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e alguns minerais, como potássio, selênio, cobre e zinco.

As quantidades de cada um destes nutrientes vai variar de acordo com a variedade de cogumelo e o solo onde ele foi cultivado, mas em geral, todos eles possuem estas propriedades nutricionais em maior ou menor quantidade.

 

Benefícios

1. Sistema imunológico

O selênio também é responsável pela melhora do sistema imunológico, já que estimula a produção de linfócito T citotóxico, um composto responsável por matar células que possam ameaçar o bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, a presença das fibras betaglucano também pode ajudar o sistema imunológico, já que pode prevenir a formação de tumores e inibir o crescimento de células cancerígenas.

2. Diabetes

As fibras também podem ser boas aliadas para quem sofre de diabetes tipo 1 e 2, já que elas podem ajudar a controlar o nível de glicose e de insulina no sangue.

Em uma xícara de cogumelo portobello grelhado ou uma mesma porção de shiitake refogado, você tem à sua disposição cerca de 3 gramas de fibras que, além de ajudar com o diabetes, podem reduzir os riscos de doenças cardíacas.

3. Sistema cardíaco

A combinação de fibra, potássio e vitamina C contida nos cogumelos é bastante benéfica para a saúde do sistema cardíaco. Além disso, por serem baixos em sódio, os cogumelos podem ajudar a diminuir a pressão arterial e os riscos e algumas doenças cardíacas.

Alguns especialistas afirmam que o consumo regular de 3 gramas diárias da fibra betaglucano pode diminuir o colesterol em até 5%. O shiitake é uma ótima fonte deste tipo de fibra, que também pode ser encontrada, em menor teor, em outros cogumelos.

4. Ação anticâncer

Ricos em antioxidantes, os cogumelos têm o poder de bloquear a ação dos radicais livres que são responsáveis por desencadear alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas.

Mais do que isso, a presença do selênio também é um bom indicativo da ação anticancerígena dos cogumelos. Isso porque este mineral, raro de ser encontrado em alimentos naturais, participa da ação enzimática do fígado, ajudando a desintoxicar alguns compostos que podem causar o câncer. Além disso, o selênio ajuda a combater a inflamação e pode diminuir o crescimento de alguns tumores.

5. Controle do peso

Os cogumelos são alimentos ricos em fibras e, por isso, oferecem bastante saciedade para quem os come. Em sua composição estão dois tipos de fibras, betaglucanos e quitina, compostos que ajudam a manter a saciedade e a reduzir o apetite.

Além disso, o consumo de fibras é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, o que também pode colaborar para o controle do peso.

Há vários tipos de cogumelos, segue alguns deles e seus benefícios.

Champignon

Tipos de Cogumelos Comestíveis e Benefícios

 

Conhecido também como cogumelo-de-paris, o champignon é, sem dúvida, o cogumelo mais conhecido no Brasil.

Entre os benefícios do cogumelo paris

está o fortalecimento do sistema imunológico !!!

Isso porque o cogumelo possui diversos antioxidantes, fundamentais no combate aos radicais livres, responsáveis pela degeneração e envelhecimento das células e que causam, entre outras coisas, o câncer.

Além disso, o cogumelo paris reúne vitaminas do complexo B, ácido fólico, triptofano, selênio, cálcio, cobre, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro. A junção de todas essas substâncias é bastante benéfica para o corpo humano.

Uma simples colher de sopa de cogumelos paris apresenta 0,65 gramas de fibra, o que corresponde a 2,59% do necessário para o dia. Oferece também 1,37 gramas de carboidratos, além de 0,5 gramas de proteína, sendo uma fonte boa que pode até mesmo diminuir o consumo de carne, ideal para os vegetarianos que sempre se ressentem de proteína, substância que existe em sua maioria nos animais.

Portobello

Tipos de Cogumelos Comestíveis e Benefícios

O cogumelo portobello também é um dos tipos de cogumelos comestíveis mais populares no Brasil, já que é o champignon em sua versão mais madura. O formato é o mesmo, mas em tamanho maior, apesar de seu sabor ser bastante suave comparado a outros cogumelos maduros.

Sua textura é mais firme e lembra muito a da carne, por isso é utilizado em algumas receitas em substituição à proteína animal, principalmente ao ser feito na grelha ou na brasa, acompanhado com queijos fortes para contrapor com o seu sabor suave.

Tipos de Cogumelos Comestíveis e Benefícios

Principais benefícios do Portobello

1. Atua na remoção das toxinas

As toxinas são as substâncias que não têm utilidade no organismo. Elas são absorvidas, em diferentes proporções, em tudo que é consumido, como o sódio e a gordura excessivos. Também podem ser produzidas dentro do corpo, como o ácido úrico.

Para eliminá-las, os rins necessitam da ação do fósforo, do potássio e do magnésio presentes no cogumelo Portobello entre outros nutrientes.

2. Melhora da saúde cardiovascular

A vitamina B é muito importante no processo de sintetização do colesterol ruim, que quando está elevado, é um risco para a saúde cardiovascular. Também é importante em outros processos relacionados à corrente sanguínea, como a produção de hemoglobina, que forma o sangue, a prevenção de anemia e o transporte do oxigênio pelo sangue.

3. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

O potássio e as fibras presentes nos cogumelos Portobello são muito importante para as funções digestivas. Seu equilíbrio ajuda a prevenir prisão de ventre, inchaço e desconforto nessa região, além de contribuir com o nível de pH no sangue, equilibrando a proporção de bactérias naturais no intestino.

4. Promove ação antioxidante

A grande quantidade de vitaminas que compõe o cogumelo Portobello transformam-se em agentes antioxidantes ao serem digeridas. Assim, ajudam a combater o excesso de radicais livres que danificam as células, impedindo sua renovação. Ter células saudáveis é essencial para a prevenção de inúmeras doenças, inclusive o câncer.

5. Beneficia a regeneração muscular

Os cogumelos Portobello são considerados um dos grandes aliados de uma dieta para atletas e também vegetariana. Isso porque ele fornece uma quantidade relevante de proteínas, que são essenciais para a manutenção de músculos e tecidos.

Propriedades Nutricionais

Para ter uma noção mais exata e prática das propriedades nutricionais do cogumelo Portobello, veja o que ele traz de bom na quantidade de 1 xícara, cerca de 120 gramas:

  • Valor calórico: 35 calorias;
  • Gordura: 0,7 gramas;
  • Carboidratos: 5,4 gramas;
  • Proteína: 4,0 gramas;
  • Fibras: 2,7 gramas;
  • Água: 109,7 gramas.

Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio e magnésio.

Shiitake

Tipos de Cogumelos Comestíveis e Benefícios

O Shiitake é um cogumelo que pode ser facilmente cultivado dentro de troncos de árvores e é um grande aliado para o nosso sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e infecções. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e dos músculos. 

Confira 11 benefícios do Shiitake no organismo:

1) Apresenta grande quantidade de proteínas, podendo substituir a carne vermelha nas refeições;

2) Rico em fibras que colaboram para a redução do açúcar do sangue, é um alimento bastante indicado para diabéticos;

3) A sua abundância em ácido fólico e vitamina B9 é bastante notável. Uma porção do alimento ao dia supre a necessidade diária dessa vitamina tão importante para o bom funcionamento do sistema nervoso;

4) A presença de uma substância chamada lentinana auxilia na manutenção do sistema imunológico do corpo, prevenindo e combatendo doenças e infecções;

5) A lentinana também foi apontada como uma substância capaz de reduzir as chances de desenvolver câncer e, inclusive, combater células já cancerosas;

6) A mesma substância, lentinana, é capaz de prevenir a trombose, pois impede a formação de coágulos que bloqueiam a circulação;

7) Além de suas propriedades antitumorais e antiviral, o shiitake também estimula os glóbulos brancos e anticorpos do corpo;

8) É comprovadamente um alimento que reduz o colesterol ruim do sangue;

9) Possui grande quantidade de selênio, um mineral importantíssimo para a saúde dos vasos sanguíneos e da tireoide;

10) Auxilia no controle da pressão arterial (para hipertensos) e reduz riscos de um acidente vascular cerebral (AVC);

11) Uma porção do alimento fornece 70% das necessidades de cobre e 50% da ingestão diária de vitamina B5.

O ideal é ingerir aproximadamente de 75 a 100g do alimento por dia, pois se ingerido em excesso pode fazer mal.

Shimeji

Cogumelos Comestíveis e Benefícios

Considerado um dos mais saborosos cogumelos, o Shimeji  pode ser preparado de forma bem fácil, basta refogá-lo na manteiga e está pronto para ser consumido.

O shimeji trás ótimos benefícios para a saúde, pois são ricos em nutrientes como proteínas ricas em aminoácidos essenciais, porcentagens altas de ácidos graxos polinsaturados, minerais como o fósforo, manganês, ferro, cálcio e potássio. Também é rico em vitaminas B1, B2, B7 e C.

Principais benefícios do shimeji 

1.Fortalece a imunidade – O consumo de shimeji em quantidades regulares fortalece o sistema imunológico contra doenças infecciosas, vírus, bactérias e também ajuda a prevenir o câncer. Outra peculiaridade deste cogumelo é que ele ajuda a tornar os ossos mais fortes, já que possui bastante vitamina D, essencial para fixar o cálcio no esqueleto. Desta forma, o consumo de shimeji é um importante elemento no combate a osteoporose, que enfraquece os ossos com o passar dos anos.

2.Rico em vitamina B12 – Um exemplo muito claro quanto a isso é o fato de o shimeji ser rico em vitamina B12, ideal para pessoas vegetarianas, que podem sentir falta deste elemento em sua dieta diária. É uma fonte tão boa de proteína, sais minerais e fibras que se torna praticamente tão rica quanto a carne vermelha, isto é, mais um ponto favorável para os vegetarianos. Outro ponto importante desta vitamina é que ela ajuda a melhorar a memória e a concentração, bem como atua positivamente na produção da melatonina. 

3.Rico em potássio – o shimeji auxilia o sistema cardiovascular a se fortalecer. Além disso, o potássio tem ação direta no sódio, ao causar um efeito hipotensor nos vasos sanguíneos, o que faz com que eles fiquem mais relaxados, o que vai impactar em uma redução da pressão arterial.

4.Bom funcionamento do sistema digestivo – As fibras contidas no cogumelo também são responsáveis por proporcionar um bom funcionamento do sistema digestivo, já que auxilia na formação e também na locomoção do bolo fecal pelos intestinos delgado e grosso. O consumo de shimeji auxilia no combate à prisão de ventre, bem como reverte problemas de barriga inchada. Além, claro, de ajudar no emagrecimento.

Dicas

  • Nunca coma um cogumelo cru. Mesmos os comprados em lojas podem conter toxinas e, por isso, é importante sempre cozinhá-los para removê-las, e isso também vai ajudar na digestão;

 

  • Se você nunca cozinhou cogumelos frescos, pesquise qual é a melhor forma de prepará-los, pois diferentes tipos de cogumelos comestíveis podem requerer cuidados especiais na hora do preparo;

 

  • Se você for refogar, sempre corte os cogumelos em pedaços menores, assim eles vão soltar mais sabor e aroma;

 

  • Os cogumelos possuem muita água em sua composição, por isso, ao cozinhar, você vai perceber que eles vão perder o seu volume consideravelmente;

 

  • Na hora de comprar um cogumelo fresco, certifique-se de que ele não está manchado;

 

  • É importante também atentar-se para a data de colheita e validade. Os cogumelos duram até uma semana;

 

  • Se houver água na bandeja com os cogumelos, é sinal de que eles não estão bons.

Fontes e Referências Adicionais:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.