9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Os cogumelos com crina de leão, também conhecidos como hou tou gu ou yamabushitake , são cogumelos grandes, brancos e desgrenhados que se assemelham à crina de um leão à medida que crescem.

Eles têm usos culinários e médicos em países asiáticos como China, Índia, Japão e Coréia .

Os cogumelos crina de leão podem ser apreciados crus, cozidos, secos ou mergulhados em chá. Seus extratos costumam ser usados ​​em suplementos de saúde vendidos sem receita.

Muitos descrevem seu sabor como “semelhante a frutos do mar”, geralmente comparando-o a caranguejo ou lagosta.

Os cogumelos juba do leão contêm substâncias bioativas que têm efeitos benéficos no corpo, especialmente no cérebro, coração e intestino.

Aqui estão 9 benefícios de saúde dos cogumelos juba de leão e seus extratos.

Protege contra Demência

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

A capacidade do cérebro de crescer e formar novas conexões geralmente diminui com a idade, o que pode explicar por que o funcionamento mental piora em muitos adultos mais velhos.

Estudos descobriram que os cogumelos com crina de leão contêm dois compostos especiais que podem estimular o crescimento de células cerebrais: hericenonas e erinacinas.

Além disso, estudos em animais descobriram que a crina de leão pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer, uma doença cerebral degenerativa que causa perda progressiva de memória.

De fato, demonstrou-se que o cogumelo da juba do leão e seus extratos reduzem os sintomas de perda de memória e previnem os danos neuronais causados ​​pelas placas beta-amilóides, que se acumulam no cérebro durante a doença de Alzheimer.

Embora nenhum estudo tenha analisado se o cogumelo da juba do leão é benéfico para a doença de Alzheimer em humanos, ele parece aumentar o funcionamento mental.

Um estudo em idosos com comprometimento cognitivo leve constatou que o consumo diário de 3 gramas de cogumelo em pó de juba de leão por quatro meses melhorou significativamente o funcionamento mental, mas esses benefícios desapareceram quando a suplementação foi interrompida.

A capacidade do cogumelo da juba dE leão de promover o crescimento nervoso e proteger o cérebro contra os danos relacionados à Doença de Alzheimer pode explicar alguns de seus efeitos benéficos na saúde do cérebro.

No entanto, é importante observar que a maioria das pesquisas foi realizada em animais ou em tubos de ensaio. Portanto, são necessários mais estudos em humanos.

Alivia sintomas leves de Depressão e Ansiedade

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Até um terço das pessoas que vivem em países desenvolvidos apresentam sintomas de ansiedade e depressão.

Embora existam muitas causas de ansiedade e depressão, a inflamação crônica pode ser um importante fator contribuinte.

Novas pesquisas  descobriram que o extrato de cogumelo da juba de leão tem efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

Outros estudos em descobriram que o extrato de crina de leão também pode ajudar a regenerar células cerebrais e melhorar o funcionamento do hipocampo, uma região do cérebro responsável pelo processamento de memórias e respostas emocionais.

Os pesquisadores acreditam que o melhor funcionamento do hipocampo pode explicar as reduções nos comportamentos ansiosos e depressivos em ratos, dados esses extratos.

Embora esses estudos com animais sejam promissores, há muito pouca pesquisa em humanos.

Um pequeno estudo em mulheres na menopausa constatou que o consumo diário de biscoitos contendo cogumelos da juba de leão durante um mês ajudou a reduzir os sentimentos relatados de irritação e ansiedade.

Acelera a Recuperação de Lesões no Sistema Nervoso

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

O sistema nervoso consiste no cérebro, medula espinhal e outros nervos que viajam por todo o corpo. Esses componentes trabalham juntos para enviar e transmitir sinais que controlam quase todas as funções corporais.

Lesões no cérebro ou medula espinhal podem ser devastadoras. Eles costumam causar paralisia ou perda de funções mentais e podem levar muito tempo para curar.

No entanto, pesquisas descobriram que o extrato de cogumelo da juba de leão pode ajudar a acelerar a recuperação desses tipos de lesões, estimulando o crescimento e o reparo das células nervosas.

De fato, demonstrou-se que o extrato de cogumelo da juba de leão reduz o tempo de recuperação em 23 a 41% quando administrado em lesões no sistema nervoso.

O extrato de crina de leão também pode ajudar a reduzir a gravidade dos danos cerebrais após um derrame.

Em um estudo, altas doses de extrato de cogumelo de juba de leão administradas a ratos imediatamente após um derrame ajudaram a diminuir a inflamação e a reduzir o tamanho da lesão cerebral relacionada a derrame em 44%.

Embora esses resultados sejam promissores, não foram realizados estudos em humanos para determinar se a crina de leão teria o mesmo efeito terapêutico nas lesões do sistema nervoso.

Protege contra Úlceras no trato Digestivo

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

As úlceras são capazes de se formar em qualquer parte do trato digestivo, incluindo estômago, intestino delgado e intestino grosso.

As úlceras estomacais são geralmente causadas por dois fatores principais: crescimento excessivo de uma bactéria chamada H. pylori e danos à camada mucosa do estômago, geralmente devido ao uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).

O extrato de crina de leão pode proteger contra o desenvolvimento de úlceras estomacais, inibindo o crescimento de H. pylori e protegendo o revestimento estomacal de danos.

Vários estudos descobriram que o extrato de crina de leão pode impedir o crescimento de H. pylori em um tubo de ensaio, mas nenhum estudo testou se eles têm os mesmos efeitos no estômago.

Além disso, um estudo em animais descobriu que o extrato de juba de leão era mais eficaz na prevenção de úlceras estomacais induzidas por álcool do que as drogas tradicionais para baixar o ácido – e sem efeitos colaterais negativos.

O extrato de crina de leão também pode reduzir a inflamação e impedir danos aos tecidos em outras áreas do intestino. De fato, eles podem ajudar a tratar doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerosa e doença de Crohn.

Um estudo em pessoas com colite ulcerosa descobriu que tomar um suplemento de cogumelo contendo 14% de extrato de juba de leão reduziu significativamente os sintomas e melhorou a qualidade de vida após três semanas.

No entanto, quando o mesmo estudo foi repetido em pacientes com doença de Crohn, os benefícios não foram melhores que um placebo.

É importante notar que o suplemento de ervas usado nesses estudos incluiu vários tipos de cogumelos, por isso é difícil tirar conclusões sobre os efeitos da crina de leão especificamente.

No geral, pesquisas sugerem que o extrato de crina de leão pode ajudar a inibir o desenvolvimento de úlceras, mas são necessárias mais pesquisas em seres humanos.

Reduz o risco de Doença Cardíaca

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Os principais fatores de risco para doenças cardíacas incluem obesidade, triglicerídeos altos, grandes quantidades de colesterol oxidado e uma tendência maior a coágulos sanguíneos.

Pesquisas mostram que o extrato de crina de leão pode influenciar alguns desses fatores e reduzir o risco de doença cardíaca.

Estudos em ratos e camundongos descobriram que o extrato de cogumelo da juba de leão melhora o metabolismo da gordura e reduz os níveis de triglicerídeos.

Um estudo com uma dieta rica em gordura e com doses diárias de extrato de juba de leão observou níveis 27% mais baixos de triglicerídeos e 42% menos ganho de peso após 28 dias.

Como a obesidade e os triglicerídeos elevados são considerados fatores de risco para doenças cardíacas, essa é uma das maneiras pelas quais os cogumelos da juba de leão contribuem para a saúde do coração.

Estudos em tubo de ensaio também descobriram que o extrato de crina de leão pode ajudar a prevenir a oxidação do colesterol na corrente sanguínea.

As moléculas de colesterol oxidado tendem a se fixar nas paredes das artérias, causando endurecimento e aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame. Portanto, reduzir a oxidação é benéfico para a saúde do coração.

Além disso, os cogumelos com crina de leão contêm um composto chamado hericenona B, que pode diminuir a taxa de coagulação do sangue e diminuir o risco de ataque cardíaco ou derrame.

Os cogumelos com crina de leão parecem beneficiar o coração e os vasos sanguíneos de várias maneiras, mas estudos em humanos são necessários para apoiar isso.

Ajuda a Gerenciar Sintomas de Diabetes

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

O diabetes é uma doença que ocorre quando o corpo perde a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue. Como resultado, os níveis são consistentemente elevados.

Níveis crônicos de açúcar no sangue acabam causando complicações como doença renal, danos nos nervos das mãos e pés e perda de visão.

O cogumelo da juba do leão pode ser benéfico para o controle do diabetes , melhorando o controle do açúcar no sangue e reduzindo alguns desses efeitos colaterais.

Vários estudos mostraram que a crina de leão pode causar níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue em camundongos normais e diabéticos, mesmo em doses diárias tão baixas quanto 2,7 mg por libra (6 mg por kg) de peso corporal.

Uma maneira pela qual a juba do leão diminui o açúcar no sangue é bloqueando a atividade da enzima alfa-glucosidase, que quebra os carboidratos no intestino delgado.

Quando esta enzima é bloqueada, o corpo não consegue digerir e absorver carboidratos com a mesma eficácia, o que resulta em níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Além de reduzir o açúcar no sangue , o extrato de juba de leão pode reduzir a dor do nervo diabético nas mãos e nos pés.

Em camundongos com dano no nervo diabético, seis semanas de extrato diário de cogumelo de leão reduziram significativamente a dor, reduziram os níveis de açúcar no sangue e até aumentaram os níveis de antioxidantes.

O cogumelo da juba do leão mostra potencial como um complemento terapêutico para o diabetes, mas são necessárias mais pesquisas para determinar exatamente como ele pode ser usado em seres humanos.

Ajudar a Combater o Câncer

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

O câncer ocorre quando o DNA é danificado e faz com que as células se dividam e se repliquem fora de controle.

Algumas pesquisas sugerem que o cogumelo da juba do leão tem habilidades de combate ao câncer, graças a vários de seus compostos únicos.

De fato, quando o extrato de crina de leão é misturado com células cancerígenas humanas em um tubo de ensaio, elas fazem com que as células cancerígenas morram mais rapidamente. Isso foi demonstrado com vários tipos de células cancerígenas, incluindo células cancerígenas do fígado, cólon, estômago e sangue.

No entanto, pelo menos um estudo não conseguiu replicar esses resultados, portanto, são necessários mais estudos.

Além de matar células cancerígenas, o extrato de juba de leão também demonstrou retardar a propagação do câncer.

Um estudo realizado em camundongos com câncer de cólon constatou que o uso do extrato de juba de leão reduziu a propagação do câncer para os pulmões em 69% .

Outro estudo descobriu que o extrato de crina de leão era mais eficaz do que os medicamentos tradicionais para o câncer, diminuindo o crescimento do tumor em ratos, além de ter menos efeitos colaterais.

No entanto, os efeitos anticancerígenos do cogumelo da juba do leão nunca foram testados em seres humanos, portanto são necessárias mais pesquisas.

Reduz a Inflamação e o Estresse Oxidativo

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Acredita-se que a inflamação crônica e o estresse oxidativo estejam na raiz de muitas doenças modernas, incluindo doenças cardíacas, câncer e doenças auto-imunes.

A pesquisa mostra que os cogumelos com crina de leão contêm compostos anti-inflamatórios e antioxidantes poderosos que podem ajudar a reduzir o impacto dessas doenças.

De fato, um estudo que examinou as habilidades antioxidantes de 14 espécies diferentes de cogumelos descobriu que a crina de leão tinha a quarta maior atividade antioxidante e recomendou que ela fosse considerada uma boa fonte de antioxidantes na dieta.

Vários estudos descobriram que o extrato de juba de leão reduziu marcadores de inflamação e estresse oxidativo em roedores e pode ser especialmente útil no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, danos no fígado e acidente vascular cerebral.

Os cogumelos com crina de leão também podem ajudar a reduzir alguns dos riscos à saúde associados à obesidade, pois eles demonstram diminuir a quantidade de inflamação liberada pelo tecido adiposo.

São necessários mais estudos para determinar os benefícios potenciais à saúde em humanos, mas os resultados de estudos em laboratório e em animais são promissores.

Melhora o Sistema Imunológico

9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Um forte sistema imunológico protege o corpo contra bactérias, vírus e outros patógenos causadores de doenças.

Por outro lado, um sistema imunológico fraco coloca o corpo em maior risco de desenvolver doenças infecciosas.

Pesquisas mostram que o cogumelo da juba do leão pode aumentar a imunidade, aumentando a atividade do sistema imunológico intestinal, que protege o corpo dos patógenos que entram no intestino pela boca ou pelo nariz.

Esses efeitos podem ser parcialmente devidos a alterações benéficas nas bactérias intestinais que estimulam o sistema imunológico.

Um estudo descobriu que a suplementação diária com extrato de juba de leão quase quadruplicou a vida útil de ratos injetados com uma dose letal de bactéria salmonela.

Os efeitos imunológicos dos cogumelos juba de leão são muito promissores, mas essa área de pesquisa ainda está em desenvolvimento.

Efeitos Colaterais

Nenhum estudo em humanos examinou os efeitos colaterais do cogumelo da juba do leão ou de seu extrato, mas eles parecem ser muito seguros.

Não foram observados efeitos adversos, mesmo em doses tão altas quanto 2,3 gramas (5 gramas por kg) de peso corporal por dia durante um mês ou em doses mais baixas durante três meses.

No entanto, quem é alérgico ou sensível a cogumelos deve evitar a crina de leão, pois é uma espécie de cogumelo.

Houve casos documentados de pessoas com dificuldade em respirar ou erupções cutâneas após exposição a cogumelos da juba de leão, provavelmente relacionadas a alergias.

Leia Também :

Cogumelos Comestíveis e Benefícios

Por Erica Julson

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.