12 Ervas Ayurvédicas com Benefícios à Saúde

Conheça 12 poderosas ervas e especiarias ayurvédicas com benefícios para a saúde !

Ayurveda é um sistema tradicional indiano de medicina. O objetivo é preservar a saúde e o bem-estar, mantendo a mente, o corpo e o espírito em equilíbrio e prevenindo doenças em vez de tratá-las.

Para fazer isso, ele emprega uma abordagem holística que combina mudanças de dieta, exercício e estilo de vida.

Ervas e temperos ayurvédicos também são um componente importante dessa abordagem.

Acredita-se que eles protejam seu corpo contra doenças

e ofereçam uma variedade de benefícios à saúde,

incluindo melhor digestão e saúde mental.

Aqui estão 12 ervas e especiarias ayurvédicas com benefícios à saúde apoiados pela ciência.

1. Ashwagandha

12 Ervas Ayurvédicas com Benefícios à Saúde

Ashwagandha (Withania somnifera) é uma pequena planta lenhosa nativa da Índia e do norte da África. Sua raiz e bagas são usadas para produzir um remédio ayurvédico muito popular.

É considerado um adaptógeno, o que significa que acredita-se que ajude seu corpo a gerenciar o estresse de maneira mais eficaz. A pesquisa mostrou que reduz os níveis de cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse.

Há também evidências ligando ashwagandha a níveis mais baixos de ansiedade e melhora do sono em pessoas com transtornos de estresse e ansiedade.

Além disso, pesquisas mostram que ashwagandha pode aumentar o crescimento muscular, a memória e a fertilidade masculina, além de diminuir os níveis de açúcar no sangue. No entanto, são necessários estudos maiores para confirmar esses benefícios.

Finalmente, há evidências de que isso pode ajudar a reduzir a inflamação e aumentar o sistema imunológico, embora sejam necessários mais estudos.

2. Boswellia

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A Boswellia, também conhecida como olíbano , é fabricada a partir da resina da árvore Boswellia. É conhecido por seu aroma amadeirado e picante facilmente reconhecível.

Pesquisas sugerem que pode ser particularmente eficaz na redução da inflamação, impedindo a liberação de compostos causadores de inflamação, conhecidos como leucotrienos.

Nos estudos em tubo de ensaio e em animais, a Boswellia parece ser tão eficaz quanto os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), mas com menos efeitos colaterais.

Estudos em humanos ligam a Boswellia à dor reduzida, mobilidade melhorada e uma maior amplitude de movimento em pessoas com osteoartrite e artrite reumatóide. Também pode ajudar a prevenir infecções orais e combater a gengivite.

Além disso, pode melhorar a digestão em pessoas com colite ulcerosa e doença de Crohn, além de ajudar na respiração de pessoas com asma crônica.

3 – 5 . Triphala

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Triphala é um remédio ayurvédico que consiste nos seguintes três pequenos frutos medicinais :

Amla (Emblica officinalis ou groselha indiana)

Bibhitaki (Terminalia bellirica)

Haritaki (Terminalia chebula)

Estudos em tubo de ensaio mostram que a triphala pode reduzir a inflamação causada pela artrite, bem como prevenir ou limitar o crescimento de certos tipos de câncer.

Também pode funcionar como um laxante natural, reduzindo a constipação, a dor abdominal e a flatulência, além de melhorar a frequência e a consistência dos movimentos intestinais em pessoas com distúrbios intestinais.

Além disso, um número limitado de estudos sugere que um enxaguatório bucal contendo triphala pode reduzir o acúmulo de placas, diminuir a inflamação da gengiva e impedir o crescimento de bactérias na boca.

 

6. Brahmi

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Brahmi (Bacopa monieri) é uma erva básica na medicina ayurvédica.

De acordo com estudos em tubo de ensaio , o brahmi parece ter fortes propriedades anti-inflamatórias que são tão eficazes quanto os AINEs comuns (medicamentos comercializados há muitos anos e são os mais utilizados em adultos e crianças)

Os estudos também o vinculam a melhorias nas taxas de aprendizado, atenção, memória e processamento de informações, além de sintomas reduzidos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como desatenção, impulsividade, autocontrole fraco e inquietação.

Alguns estudos sugerem ainda que o brahmi pode ter propriedades adaptogênicas, o que significa que ele pode ajudar a melhorar a capacidade do seu corpo de lidar com o estresse e a ansiedade. No entanto, são necessárias mais pesquisas antes que conclusões possam ser feitas.

7. Cominho

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O cominho é um tempero nativo do Mediterrâneo e do sudoeste da Ásia. É feito a partir das sementes da planta Cuminum cyminum, conhecidas por seu sabor característico de terra, nozes e especiarias.

Pesquisas mostram que o cominho pode aumentar a atividade das enzimas digestivas e facilitar a liberação de bile no fígado, acelerando a digestão e facilitando a digestão das gorduras.

Estudos também associaram esse tempero ayurvédico a sintomas reduzidos da síndrome do intestino irritável (SII), como dor abdominal e inchaço.

Além disso, o cominho pode proteger contra o diabetes tipo 2, diminuindo os níveis de açúcar no sangue e melhorando a sensibilidade à insulina. Também pode proteger contra doenças cardíacas, aumentando o colesterol HDL (bom) e reduzindo os triglicerídeos e o colesterol LDL (ruim).

O cominho também parece possuir propriedades antimicrobianas que podem reduzir o risco de certas infecções transmitidas por alimentos. Ainda assim, são necessários mais estudos para confirmar isso.

8. Açafrão

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Açafrão, o tempero que dá ao curry sua característica de cor amarela, é outro remédio ayurvédico popular.

A curcumina, seu principal composto ativo, possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pesquisas em tubos de ensaio mostram que pode ser igualmente ou até mais eficaz do que alguns medicamentos anti-inflamatórios – sem todos os efeitos colaterais.

Além disso, o açafrão pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas, em parte melhorando o fluxo sanguíneo de maneira tão eficaz quanto o exercício ou certos medicamentos. Um estudo sugere ainda que pode ser tão eficaz quanto o Prozac, um medicamento comumente usado para tratar a depressão.

Além disso, os compostos da cúrcuma podem ajudar a preservar a função cerebral, aumentando os níveis cerebrais do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Baixos níveis de BDNF têm sido associados a distúrbios como Alzheimer e depressão.

Dito isto, a maioria dos estudos utilizou quantidades muito grandes de curcumina, enquanto a cúrcuma compreende apenas cerca de 3% desse composto. Assim, é provável que sejam necessárias quantidades maiores que as encontradas no açafrão para obter esses benefícios à saúde e doses tão grandes podem causar problemas estomacais.

 

9. Raiz de Alcaçuz

12 Ervas Ayurvédicas com Benefícios à Saúde

A raiz de alcaçuz, originária da Europa e da Ásia, é proveniente da planta de Glycyrrhiza Glabra e ocupa um lugar central na medicina ayurvédica.

Estudos em tubo de ensaio e em humanos sugerem que a raiz de alcaçuz pode ajudar a reduzir a inflamação e combater vírus e bactérias.

Também parece oferecer alívio da dor de garganta e promover a saúde bucal, protegendo contra cáries e Candida.

Este tempero ayurvédico também pode ajudar a prevenir ou controlar a azia, inchaço, náusea, arroto e úlceras estomacais. Quando aplicado na pele, pode reduzir os sintomas de erupção cutânea, incluindo vermelhidão, coceira e inchaço.

No entanto, os únicos estudos sobre essa raiz são geralmente pequenos e são necessárias mais pesquisas para confirmar esses benefícios.

 

10. Gotu Kola

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Gotu kola (Centella asiatica), ou “a erva da longevidade”, é outro remédio ayurvédico popular. É feito de uma planta sem sabor e inodora, com folhas verdes em forma de leque que cresce dentro e ao redor da água.

Um pequeno estudo sugere que os suplementos de gotu kola podem melhorar a memória das pessoas depois de sofrer um derrame.

Além disso, em um estudo, pessoas com transtorno de ansiedade generalizada relataram menos estresse, ansiedade e depressão após substituir seus antidepressivos por gotu kola por 60 dias.

Também existem evidências de que a erva pode ajudar a prevenir estrias, reduzir varizes, ajudar a curar feridas mais rapidamente e diminuir os sintomas de eczema e psoríase. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

Estudos sugerem ainda que esta erva ayurvédica pode aliviar dores nas articulações. 

11.Melão Amargo 

Melão Amargo

O Melão Amargo (Momordica charantia) é uma videira tropical intimamente relacionada com abobrinha, abóbora, pepino e abóbora. É considerado um item básico da culinária asiática e repleto de nutrientes e poderosos antioxidantes.

Pesquisas sugerem que o melão amargo pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e promover a secreção de insulina, o hormônio responsável por manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Se você usa insulina para gerenciar seus níveis de açúcar no sangue, consulte seu médico antes de adicionar melão amargo à sua rotina diária para evitar que seus níveis de açúcar no sangue se tornem perigosamente baixos.

Estudos em animais sugerem ainda que ele pode diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (ruim), embora estudos em humanos sejam necessários para confirmar isso.

 

12. Cardamomo

Cardamomo

O cardamomo (Elettaria cardamomum), que às vezes é chamado de “rainha das especiarias“, faz parte da medicina ayurvédica desde os tempos antigos.

A pesquisa sugere que o pó de cardamomo pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis elevados. Também há evidências de que a inalação de óleo essencial de cardamomo pode aumentar a captação de oxigênio nos pulmões durante o exercício.

Além disso, pesquisas em tubos de ensaio sugerem que o cardamomo pode ajudar a proteger contra as bactérias Helicobacter pylori, que é uma causa comum de úlceras estomacais, e pode reduzir o tamanho das úlceras gástricas em pelo menos 50% ou até mesmo erradicá-las.

Precauções

Ervas e temperos ayurvédicos são geralmente considerados seguros quando consumidos em quantidades normalmente usadas para preparar ou dar sabor aos alimentos. No entanto, a maioria dos estudos que sustentam seus benefícios geralmente usam suplementos que oferecem doses muito superiores a isso.

A suplementação com doses tão grandes pode não ser adequada para crianças, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com condições médicas conhecidas ou pessoas que tomam medicamentos.

Portanto, é necessário consultar o seu médico ou nutricionista antes de adicionar suplementos ayurvédicos ao seu regime.

E lembre-se, o Ayurveda emprega uma abordagem holística da saúde, que também inclui atividade física, sono adequado, controle do estresse e comer diariamente uma variedade de frutas e legumes.

Uma quantidade crescente de evidências científicas apóia seus muitos benefícios de saúde propostos, incluindo proteção contra diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Assim, adicionar pequenas quantidades dessas ervas e especiarias pode ajudar a dar sabor às refeições e melhorar a saúde.

Para informações detalhadas da fonte, consulte o artigo original em Healthline.

 

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