Probióticos Para a Saúde Mental

Probióticos para a Saúde Mental. Estresse e ansiedade são cada vez mais comuns, e a depressão é um dos principais problemas de saúde mental em todo o mundo.

Vários desses distúrbios, especialmente o estresse e a ansiedade , estão associados a altos níveis sanguíneos de cortisol, o hormônio do estresse humano.

Vários estudos analisaram como os probióticos afetam pessoas com depressão clinicamente diagnosticada.

Probióticos Para a Saúde Mental

Seu corpo abriga cerca de 40 trilhões de bactérias, a maioria das quais reside em seu intestino e não causa problemas de saúde.

De fato, os cientistas começaram a perceber que algumas dessas bactérias são essenciais para a saúde física.

Além disso, estudos recentes descobriram que essas bactérias podem ter benefícios para o cérebro e a saúde mental.

Este artigo explica como seu cérebro é afetado por bactérias intestinais e o papel que os probióticos podem desempenhar.

O que são probióticos?

Probióticos Para a Saúde Mental

Probióticos são microrganismos vivos, geralmente bactérias. Quando você consome o suficiente, eles fornecem um benefício específico para a saúde.

Os probióticos são organismos “promotores de vida” – a palavra “probiótico” é derivada das palavras latinas “pro”, que significa promover e “biótico”, que significa vida.

É importante ressaltar que, para que uma espécie de bactéria seja denominada “probiótica“, ela deve ter muitas evidências científicas por trás, mostrando um benefício específico para a saúde.

As empresas de alimentos e medicamentos começaram a chamar algumas bactérias de “probióticas“, mesmo quando não tinham benefícios de saúde cientificamente comprovados. 

Isso levou a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) a proibir a palavra “probiótico” em todos os alimentos da União Europeia.

No entanto, muitas novas evidências científicas mostram que algumas espécies bacterianas têm verdadeiros benefícios para a saúde.

A pesquisa sugere que os probióticos podem beneficiar pessoas com certas condições médicas, incluindo síndrome do intestino irritável (SII), eczema, dermatite, níveis elevados de colesterol e doença hepática.

A maioria dos probióticos pertence a um dos dois tipos de bactérias –Lactobacillus e Bifidobacteria .

Existem muitas espécies e linhagens diferentes dentro desses grupos, e elas podem ter efeitos diferentes no corpo.

Como o intestino e o cérebro estão conectados?

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O intestino e o cérebro estão conectados fisicamente e quimicamente. Alterações no intestino podem afetar o cérebro.

O nervo vago, um nervo grande no sistema nervoso central, envia sinais entre o intestino e o cérebro.

O cérebro e os intestinos também se comunicam através dos micróbios intestinais, que produzem moléculas que transportam informações para o cérebro.

As estimativas sugerem que você tem cerca de 30 trilhões de células humanas e 40 trilhões de bactérias. Isso significa que, pelo número de células, você é mais bactérias do que humano.

A maioria dessas bactérias reside em seu intestino. Isso significa que eles entram em contato direto com as células que revestem o intestino e tudo o que entra no seu corpo. Isso inclui alimentos, medicamentos e micróbios.

Muitos outros micróbios convivem com as bactérias intestinais, incluindo leveduras e fungos. Coletivamente, esses micróbios são conhecidos como microbiota intestinal ou microbioma intestinal .

Cada uma dessas bactérias pode produzir diferentes substâncias que podem afetar o cérebro. Isso inclui ácidos graxos de cadeia curta, neurotransmissores e aminoácidos.

As bactérias intestinais também podem influenciar o cérebro e o sistema nervoso central, controlando a inflamação e a produção de hormônios.

Microbiota e Doença Intestinal Alterada

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O termo ” disbiose intestinal ” refere-se a quando os intestinos e as bactérias intestinais estão em estado de doença. Isso pode ser devido à presença de bactérias causadoras de doenças, que também podem levar à inflamação crônica.

Pesquisadores identificaram disbiose intestinal em pessoas com:

  • Obesidade
  • Doença Cardíaca
  • Diabetes tipo 2

Alguns estudos sugerem que certos probióticos podem restaurar a microbiota a um estado saudável e reduzir os sintomas de várias condições de saúde.

Curiosamente, alguns estudos mostraram que pessoas com certas condições de saúde mental também têm uma microbiota alterada. 

Não está claro se isso causa as condições ou se é o resultado de fatores de dieta e estilo de vida.

Como o intestino e o cérebro estão conectados e as bactérias do intestino produzem substâncias que podem influenciar o cérebro, os probióticos podem beneficiar o cérebro e a saúde mental. Probióticos que beneficiam a saúde mental têm sido chamados psicobióticos.

Vários estudos recentes investigaram isso, mas a maioria foi realizada em animais. No entanto, alguns mostraram resultados interessantes em humanos.

Probióticos podem melhorar a saúde mental

Probióticos Para a Saúde Mental

Estresse e ansiedade são cada vez mais comuns, e a depressão é um dos principais problemas de saúde mental em todo o mundo.

Vários desses distúrbios, especialmente o estresse e a ansiedade , estão associados a altos níveis sanguíneos de cortisol, o hormônio do estresse humano.

Vários estudos analisaram como os probióticos afetam pessoas com depressão clinicamente diagnosticada.

Um estudo mostrou que tomar uma mistura de três cepas de Lactobacillus e Bifidobacteria por 8 semanas reduziu significativamente os sintomas de depressão. Eles também tiveram níveis reduzidos de inflamação.

Vários outros estudos examinaram como os probióticos afetam os sintomas depressivos em pessoas sem depressão clinicamente diagnosticada, incluindo:

  • Sintomas de ansiedade
  • Sintomas depressivos
  • Estresse psicológico
  • Estresse acadêmico

Probióticos podem aliviar IBS

A síndrome do intestino irritável (SII) está diretamente relacionada à função do cólon, mas alguns pesquisadores acreditam que é um distúrbio psicológico.

Ansiedade e depressão são comuns em pessoas com SII. Curiosamente, as pessoas que têm IBS também tendem a ter uma microbiota alterada.

Muitos estudos mostraram que certos probióticos podem reduzir os sintomas da SII, incluindo dor e inchaço.

Em geral, a pesquisa sugere que os probióticos estão ligados à saúde digestiva .

 

Probióticos podem melhorar o humor

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Em pessoas com ou sem condições de saúde mental, alguns probióticos podem ajudar a melhorar o humor .

Um estudo deu às pessoas uma mistura probiótica contendo oito cepas diferentes de Lactobacillus e Bifidobacteria todos os dias durante 4 semanas.

Os pesquisadores descobriram que tomar os suplementos reduziu os pensamentos negativos dos participantes associados a um humor triste.

Outro estudo relatou que consumir uma bebida de leite contendo um probiótico chamado Lactobacillus Casei por 3 semanas melhorou o humor em pessoas que tinham o humor mais baixo antes do tratamento.

Curiosamente, este estudo também descobriu que as pessoas obtiveram pontuações um pouco mais baixas em um teste de memória após tomar o probiótico. Mais estudos são necessários para validar esses resultados.

Probióticos podem ajudar após lesão cerebral traumática

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Quando alguém tem uma lesão cerebral traumática, pode precisar permanecer em uma unidade de terapia intensiva. Aqui, os médicos podem ajudá-los a alimentar e respirar através dos tubos.

Isso pode aumentar o risco de infecção , e infecções em pessoas com lesões cerebrais traumáticas podem levar a complicações adicionais.

Alguns estudos descobriram que a adição de certos probióticos aos alimentos fornecidos pelo tubo pode reduzir o número de infecções e o tempo que a pessoa passa na unidade de terapia intensiva.

Os probióticos podem ter esses efeitos devido a seus benefícios para o sistema imunológico .

Outros benefícios dos probióticos para o cérebro

Um punhado de estudos mostrou que os probióticos podem ter outros benefícios interessantes para o cérebro.

Um estudo intrigante descobriu que tomar uma mistura de Bifidobacteria , Streptococcus , Lactobacillus e Lactococcus afetou as regiões do cérebro que controlam emoções e sensações. Neste estudo, mulheres saudáveis ​​tomaram a mistura duas vezes ao dia por 4 semanas.

Outros estudos mostraram que probióticos específicos podem reduzir alguns sintomas de esclerose múltipla e esquizofrenia , mas são necessárias muito mais pesquisas.

Você deve tomar um probiótico para o seu cérebro?

Probióticos para Saúde Mental

No momento, não há evidências suficientes para mostrar que os probióticos definitivamente beneficiam o cérebro. Isso significa que os médicos não são capazes de considerar os probióticos um tratamento para qualquer distúrbio relacionado ao cérebro.

Se você deseja tratar esses distúrbios, fale com seu médico ou nutricionista.

Dito isto, há boas evidências de que os probióticos têm benefícios à saúde em outras áreas, incluindo saúde do coração, distúrbios digestivos, eczema e dermatite.

As evidências científicas mostraram uma conexão clara entre o intestino e o cérebro. Esta é uma área interessante de pesquisa que está crescendo rapidamente.

As pessoas geralmente podem ter uma microbiota intestinal saudável seguindo uma dieta e estilo de vida saudáveis. Um número de alimentos podem conter bactérias benéficas, incluindo:

  • Iogurte probiótico
  • Chucrute não pasteurizado
  • Kombucha
  • Kefir
  • Kimchi

Se necessário, tomar suplementos probióticos pode ajudá-lo a aumentar as espécies bacterianas benéficas no intestino. Em geral, tomar probióticos é seguro e causa poucos efeitos colaterais.

Se você está comprando um probiótico, escolha um que seja suportado por evidências científicas. O Lactobacillus GG (LGG) e o VSL # 3 foram amplamente estudados e demonstraram oferecer vários benefícios à saúde.

Qual o melhor horário para tomar probióticos?

De acordo com um estudo italiano publicado no “World Journal of Gastroenterology”, não existe horário ideal para se consumirem os probióticos. “De fato, as cepas probióticas foram capazes de colonizar o ambiente intestinal independentemente de a ingestão oral ter ocorrido antes ou após alguma refeição”, escreveram os pesquisadores.

Segundo os estudiosos, há um impacto positivo da suplementação na microbiota intestinal, uma vez que ela causou, durante o trabalho realizado, a redução de numerosos micro-organismos patogênicos (Firmicutes) e o aumento da quantidade de algumas bactérias benéficas.

Por  Healthline  

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Fitoterapia Pós-Graduação EAD

terapeuta em Naturopatia

2 comentários em “Probióticos Para a Saúde Mental

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