Garrafas Plásticas Vendidas por Hora, Dia, Mês e Últimos Dez Anos

Garrafas Plásticas Vendidas por Hora, Dia, Mês e Últimos Dez Anos . Em todo o mundo, quase 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto. À medida que o impacto ambiental dessa maré de plástico se torna uma questão política crescente, os principais vendedores e varejistas de produtos embalados estão sob pressão para reduzir o fluxo de garrafas e recipientes descartáveis ​​que estão obstruindo as vias navegáveis ​​do mundo.

Garrafas Plásticas Vendidas por Hora, Dia, Mês e Últimos Dez Anos

A produção de plástico aumentou nos últimos 50 anos, levando ao uso generalizado de produtos descartáveis ​​baratos que estão tendo um efeito devastador no meio ambiente. Imagens de praias de detritos de plástico e animais mortos com estômagos cheios de plástico provocaram indignação.

 

Garrafas de tereftalato de polietileno (PET) são comumente usadas para refrigerantes e água mineral, mas também podem ser usadas em outros produtos domésticos ou de cuidados pessoais. Dados do Euromonitor International mostram que mais de 480 bilhões dessas garrafas foram vendidas somente no ano passado.

Isso é quase 1 milhão a cada minuto, como mostra a animação no topo desta página. As referências abaixo mostram como seria essa pilha de plástico se fosse coletada por um longo período de tempo.

Garrafas Plásticas Vendidas por Hora, Dia, Mês e Últimos Dez Anos

 

Toda hora

  • 54,9 milhões de garrafas
  • A pilha seria mais alta que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Todo dia

  • 1,3 bilhão de garrafas
  • Todos os dias, o equivalente a uma pilha de garrafas com metade do tamanho da Torre Eiffel em Paris é vendido em todo o mundo.

Um mês

  • 40 bilhões de garrafas
  • Dentro de um mês, a Torre Eiffel parece anã ao lado da montanha de garrafas que se acumularam.

Em um ano inteiro

  • 481,6 bilhões de garrafas
  • Se todas as garrafas de plástico vendidas em 2018 fossem reunidas em uma pilha, seria mais alta que o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai.

Últimos 10 anos

  • 4 trilhões de garrafas
  • As garrafas de plástico vendidas em todo o mundo desde 2009 se elevariam acima da ilha de Manhattan em Nova York. Dados do Euromonitor International mostram que mais de 480 bilhões dessas garrafas foram vendidas somente no ano passado. A cifra anual de 2018, de quase 482 bilhões, aumentou mais de 50% desde 2009. A pilha visualizada abaixo tem cerca de 2,4 km de altura e supera os arranha-céus brilhantes do Distrito Financeiro, na ponta da Baixa Manhattan.

Garrafas Plásticas Vendidas por Hora, Dia, Mês e Últimos Dez Anos

As garrafas são um dos muitos tipos de poluição de plástico que atualmente causam problemas ambientais.

Metade de todo o plástico produzido foi projetado para ser usado apenas uma vez. 

O mundo produziu cerca de 380 milhões de toneladas métricas de plástico em 2015, de acordo com pesquisa publicada na revista Science Advances. 

Cerca de 55% desse lixo plástico foi descartado, 25% incinerado e 20% reciclado, o que significa que a maioria das garrafas visualizadas acima provavelmente acabaria no meio ambiente, em aterros ou nos oceanos em todo o mundo.

A quantidade reciclada é ainda menor quando calculada nos últimos 65 anos. 

Globalmente, 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas de 1950 a 2015. A maioria era de plástico descartável, agora descartado, e apenas 6% do total acumulado foi reciclado, mostra o estudo da Science Advances.

Garrafas Plásticas Vendidas por Hora, Dia, Mês e Últimos Dez Anos

 

Rosemarie Downey, chefe global de pesquisa de embalagens da Euromonitor International, disse à Reuters que a adoção de princípios de design circular em embalagens, que considera todo o ciclo de vida de um produto, incluindo uso e reutilização, é uma maneira das marcas lidarem com o excesso de resíduos desde o início e pode ajudar na recuperação, reciclagem e reutilização, a fim de reduzir o impacto prejudicial dos resíduos de plástico no meio ambiente.

No entanto, a responsabilidade de resolver o problema vai além dos fabricantes. “Finalmente, o consumo consciente de plástico é um dever global de todos. Os consumidores têm seu papel a desempenhar para ajudar a obter lixo zero, assim como os participantes corporativos no uso e manuseio e os governos no fornecimento da infraestrutura necessária e otimizada de gerenciamento de resíduos ”, disse Downey.

A UE votou pela proibição de 10 itens de plástico descartáveis, incluindo canudos, garfos e facas, até 2021. Também estabeleceu metas para que todas as embalagens plásticas, a principal fonte de resíduos plásticos, sejam recicláveis ​​até 2030.

Tais medidas estão estabelecendo um confronto com a indústria do petróleo, que está investindo bilhões em novas instalações para produzir mais plástico e outros produtos petroquímicos, principalmente na Ásia, o maior produtor mundial de material e resíduos.

Enzima Mutante Recicla Plástico em Horas

Apesar das preocupações ambientais, a produção de plástico parece prestes a aumentar.

Fonte: Bioplastics News

Leia Também

A História do Plástico

Plásticos.Precisamos Viver sem Eles

Bactérias que Comem Plástico

Nestlê e Coca-Cola

 

 

 

Construa Sustentabilidade♻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.