Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação é uma capacitação online onde você entenderá a importância do manejo químico do solo e aprenderá a coletar suas próprias amostras de terra a serem enviadas ao laboratório, a interpretação dos resultados das análises, além de contar com recomendações de calagem e adubação.

 

 

Carga Horária – 60 horas

Duração – 180 dias

Inicio Imediato

Tanto a falta de nutrientes quanto o excesso deles pode prejudicar o desenvolvimento das plantas, bem como a falta de correção do pH do solo que, no Brasil, tende a ser ácido.

Assim, para o bom preparo da terra, é necessário conhecer seus componentes e características para oferecer a correta adubação aos cultivos, assim como a dosagem suficiente de calcário a ser aplicado.

Com o Curso Análise de Solo e Recomendações de Calagem e Adubação, oferecido pela Universidade Online de Viçosa – UOV, você entenderá a importância do manejo químico do solo e aprenderá a coletar suas próprias amostras de terra a serem enviadas ao laboratório, a interpretação dos resultados das análises, além de contar com recomendações de calagem e adubação.

 

Indicado para

  • Aqueles que desejam iniciar a aprendizagem nesta atividade, proprietários rurais, agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, profissionais que já trabalham com análise de solo , mas querem se reciclar e demais interessados em buscar capacitação profissional.

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação (3)

PROGRAMA DO CURSO

 

 

Módulo 1 – O Solo

1.1. A origem dos solos

1.2. Perfil do solo

1.3. Composição do solo

1.4. Os organismos presentes no solo

1.5. Elementos essenciais

1.6. Características físico-químicas do solo

1.7. Dinâmica dos nutrientes no solo

1.8. A disponibilidade dos nutrientes no solo

1.9. Lei do mínimo

1.10. Lei dos incrementos decrescentes

1.11. Avaliação da fertilidade do solo

Exercícios do Módulo

Módulo 2 – Análise Química de Terra

2.1. Amostragem

2.2. Procedimentos de análise das amostras de solo no laboratório

2.3. Laudos técnicos

2.4. Coerência de resultados

2.5. Unidades utilizadas: sistema internacional de unidades

Exercícios do Módulo

Módulo 3 – Interpretação dos Resultados

3.1. Acidez do solo

3.2. Matéria orgânica

3.3. Fósforo (P) disponível

3.4. Potássio trocável

3.5. Sódio trocável

3.6. Cálcio e magnésio trocáveis

3.7. Alumínio trocável

3.8. Nitrogênio disponível

3.9. Enxofre disponível

3.10. Micronutrientes

3.11. Análise granulométrica (textura do solo)

Exercícios do Módulo

Módulo 4 – Recomendação de Calagem

4.1. Efeitos benéficos da calagem

4.2. Escolha do corretivo

4.3. Garantias dos corretivos de acidez

4.4. Reatividade do corretivo

4.5. Métodos de recomendação de calagem utilizados no Brasil

4.6. Cuidados importantes nas recomendações de calagem

4.7. Super calagem

4.8. Época e modo de aplicação do calcário

4.9. Exemplo de recomendação de calagem

4.10. Gesso agrícola

Exercícios do Módulo

Módulo 5 – Recomendação de Adubação

5.1. Adubação orgânica

5.2. Adubação química

5.3. Adubação de plantio e de cobertura

5.4. Exemplo de recomendação de adubação

Exercícios do Módulo

 

Professores do Curso

Prof. Eurípedes Malavolta

Pesquisador no Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Pesquisador Associado na Universiade da Califórnia, Berkeley. Professor Visitante na Kearney Foundation of Soil Science. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ. Principais áreas: nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo, adubação e aspectos ambientais do uso de fertilizanes e corretivos.

Prof. Dr. Godofredo César Vitti

Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Agronomia pela UNESP. Engenheiro Agrônomo pela USP. Principais áreas: solos e nutrição de plantas, produção vegetal, adubos e adubação.

Prof. Dr. Heitor Cantarella

Doutor e Mestre em Agronomia pela Iowa State University. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estatual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Principais áreas: fertilidade do solo, adubação e nutrição de culturas, uso de fertilizantes e produção de bioenergia.

Prof. Dr. Jorge de Castro Kiehl

Doutor e Mestre em Agronomia pela Iowa State University. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estatual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Principais áreas: fertilidade do solo, adubação e nutrição de culturas, uso de fertilizantes e produção de bioenergia.

Prof. José Luiz Duarte Coelho

Mestre em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola Feagri/Unicamp. MBA em Gestão Empresarial e Agronegócio.Especialização em Gestão Empresarial e Marketing. Professor da ESALQ no Dep. de Engenharia de Biossistemas. Principais áreas: agronegócio, marketing, planejamento de produtos, mecanização agrícola.

Prof. Dr. Luiz Ignácio Prochnow

Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências pela USP, graduação em Agronomia pela UNESP. Professor da Universidade de São Paulo. Principais áreas: fertilidade do solo, análise química de terra, fertilizantes fosfatados, adubação e acidez do solo.

Prof. Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Professor do Dep. de Ciências do Solo na ESALQ. Principais áreas: fertilidade do solo, nutrição e adubação de plantas, análise de nível de boro, adubos, fertilizantes.

 

CERTIFICAÇÃO

Os Certificados são registrados, contendo todos os dados necessários para sua validação, como o título do curso, nome do aluno, carga horária, número do registro, assinaturas digitais do Diretor da UOV e do Chefe de Setor de Avaliação e Certificação. O Certificado emitido pela UOV tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como um certificado de capacitação ou qualificação profissional, respeitando a carga horária descrita, não podendo ser utilizado para outros fins, como curso técnico, graduação ou pós-graduação.

 

INVESTIMENTO 

 

R$ 421,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,08

Para se inscrever

Clique AQUI

Projeto de Irrigação por Aspersão

CONSTRUA

SUSTENTABILIDADE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *