RenovaBio terá consulta pública no dia 30 de abril

Metas do RenovaBio vão a consulta pública no dia 30 de abril

 

“A consulta pública vai propiciar aos agentes econômicos

da indústria de biocombustíveis e à sociedade

o encaminhamento de contribuições,

sugestões, análises e proposições” .

Participe !

RenovaBio terá consulta pública no dia 30 de abril

 

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai colocar em consulta pública a partir do dia 30 deste mês o plano de metas do programa RenovaBio, de incentivo à produção nacional de biocombustíveis. O prazo final para envio de sugestões é 16 de maio, conforme definido na primeira reunião do comitê responsável pelo programa, na última segunda-feira (2/4).

Nesse primeiro encontro, os participantes do comitê definiram o cronograma de trabalho e já trataram de alguns pontos que podem ser aperfeiçoados no programa. Até o final deste mês, estão previstas outras três reuniões para formatar a proposta a ser colocada em consulta pública quer, antes disso, deve passar por avaliação do Ministério de Minas e Energia.

“A consulta pública vai propiciar aos agentes econômicos da indústria de biocombustíveis e à sociedade o encaminhamento de contribuições, sugestões, análises e proposições. Os cenários de metas e limites a serem submetidos à consulta pública, com os respectivos intervalos de tolerância e premissas consideradas, deverão ser objeto de deliberação prévia do Comitê”, explica o MME, em nota.

A expectativa é de que a proposta com as metas do Renovabio seja enviada ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no dia 23 de maio.

 

RenovaBio terá consulta pública no dia 30 de abril

Comitê do Renovabio realiza 1ª reunião.

Veja as 5 apresentações

 

Aconteceu em 02 de Abril de 2018, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, DF, a primeira reunião do Comitê do RenovaBio, órgão colegiado de apoio técnico ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), formado para auxiliar na definição das metas nacionais de redução de emissões compulsórias para a matriz de combustíveis.

O monitoramento feito pelo Comitê também servirá para o estabelecimento dos critérios, diretrizes e parâmetros para a certificação de biocombustíveis e o credenciamento de firmas certificadoras.

O colegiado atuará sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia e será composto pelos ministérios do Meio Ambiente; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; da Fazenda; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e da Casa Civil da Presidência da República.

Além disso, o grupo será responsável pela consulta pública prevista na Lei do RenovaBio. Por meio dessa consulta, que deve começar em 30 de abril, será possível definir os limites de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis.

Documentos e apresentações do encontro:

 

O QUE É O RENOVABIO

 

FUNÇÃO DO COMITÊ DO RENOVABIO 

 

PRAZOS PARA DEFINIÇÃO DAS METAS

 

PLANO DE TRABALHO

 

MODELO DE ANÁLISE DE METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÕES

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.