Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série: Fernando Ferreira Carneiro

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série: Fernando Ferreira Carneiro é um “ alerta “ dirigido a população Brasileira para que comecem a adotar princípios de precaução!

 

 

Alerta que se repetirá por muitas vezes em nossas edições, diante do quadro crítico que se encontra o nosso alimento diário: contaminado por “ Venenos Cancerígenos e Mortais”!

Reunimos nesta série: Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde , 05 reportagens, com destaque para grandes especialistas no assunto e que tiveram participação na elaboração do Dossiê Abrasco, importante documento que revela os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde:

FERNANDO FERREIRA CARNEIRO

RAQUEL MARIA RIGOTTO

LIA GIRALDO DA SILVA AUGUSTO

KAREN FRIEDRICH

ANDRÉ CAMPOS BÚRIGO

 

 

Dossiê Abrasco
Dossiê Abrasco

 

 

Terceira  Reportagem

Vídeos, Debates, Artigos e Trabalhos

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série:  Fernando Ferreira Carneiro

 

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série Fernando Ferreira Carneiro
Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série Fernando Ferreira Carneiro

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Saúde Ambiental pelo Instituto Nacional de Salud Pública de México (1999), Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), e pós-doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal (2015). Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde e ambiente, e saúde no campo, atuando principalmente no diálogo entre o conhecimento científico e os saberes populares voltado para a melhoria das condições de vida das populações. Foi consultor do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde e servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Coordenou a área de Epidemiologia Ambiental da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, e atuou como Coordenador Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde e foi professor e chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UnB. Atualmente é Pesquisador e Diretor da Fiocruz Ceará. É Professor Colaborador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UnB. É credenciado aos Programas de Mestrado em Trabalho, Ambiente e Movimentos Sociais da ENSP/FIOCRUZ; Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UnB e do Mestrado em Saúde da Família da Fiocruz Ceará. Participa do GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva- ABRASCO. Coordena o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas – Teia de saberes e práticas.

VÍDEOS

Saúde Coletiva e Universidade Popular dos Movimentos Sociais

A Universidade Popular dos Movimentos Sociais busca reunir o maior número possível de ativistas, pesquisadores, e artistas para um diálogo alternativo e intertemático. Proposta pelo sociólogo português Boa Ventura Souza Santos, essa universidade muito especial tem a missão de gerar reflexões e construir uma agenda de trabalho para viabilizar propostas de ação global transformadoras, com a participação ativa dos movimentos sociais. Reunir o conhecimento acadêmico ao conhecimento popular é uma das missões da universidade e é também um grande desafio para a saúde coletiva.

 

 

Workshop Agrotóxicos: onde estamos ?

 

 

Artigos

 

O agronegócio não sustenta um projeto de agricultura para o futuro

O biólogo Fernando Carneiro fala do paradigma que rege o setor no Brasil no SEMANA ON.

Confrontos científicos põem em risco defesa da Saúde Coletiva no caso Rio Verde

Cientistas ligados ao agronegócio usam de inverdades e de forte ação na mídia para justificar o injustificável: a pulverização de agrotóxicos sobre uma escola rural em Rio Verde (GO) – Site Abrasco

 

 

Agroecologia. Uma proposta para reduzir os agrotóxicos. Entrevista especial com Fernando Ferreira Carneiro – Instituto Humanitas Unisinos

“Se analisarmos o transgênico junto com o agrotóxico, veremos que eles fazem parte do mesmo pacote agrobiotecnológico. O Brasil triplicou o uso do agrotóxico a partir da introdução do transgênico”, constata o biólogo.

Confira aqui a entrevista.

 

Frutas, cereais e carne do Sul: agrotóxicos e conflitos ambientais no agronegócio no Brasil

Fernando Ferreira Carneiro, Raquel Maria Rigotto e Wanderley Pignati

 

Alternativa agroecológica contra os agrotóxicos e transgênicos, entrevista com Fernando Ferreira Carneiro no EcoDebate

O modelo desse tipo de agricultura é um caminho para uma alimentação saudável, diz o docente da UnB Fernando Ferreira Carneiro

 

Trabalhos

 

O Olhar da Saúde Coletiva
O Olhar da Saúde Coletiva

 

Liberação de mais agrotóxicos no Brasil  – Diga Não!

Instalada Comissão Especial para acelerar a liberação de mais agrotóxicos no Brasil !

O projeto 3200/2015 – do Deputado Ruralista Covatti Filho , além da mudança de nome para fitossanitário , caso seja aprovado,

confundirá a distinção entre as substâncias utilizadas

nas culturas orgânicas e não orgânicas.

 

A nova denominação não exigirá o registro de herbicidas, como o 2,4D, o paraquat e oglifosato, os mais consumidos no Brasil, já que estes não pertencem ao conceito de defensivos fitossanitários previsto no projeto de lei. No entanto, pesquisas já apontaram a forte relação entre esses agrotóxicos e a incidência de câncer.

 

Irá retirar também atribuições do IBAMA (meio ambiente), daANVISA (saúde) e dos órgãos estaduais de fiscalização, centralizando todas as ações e tomadas de decisão sobre os agrotóxicos no Brasil  pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O MAPA , ancorado na política do agronegócio, é um dos maiores apoiadores dentro deste “lucrativo” mercado de agrotóxicos. Utiliza fortes políticas de subvenção, praticando incentivos fiscais que chegam na casa dos 100% em certos estados. E por conta de termos atualmente 70% dos alimentos contaminados por venenos proibidos em outros países, o Mapa por sua vez ; vem trilhando um faturamento por volta de 12 bilhões de dólares/ano!

O projeto também apresenta muitas falhas e abre um precedente para gerar “empregos de cabide” , sem concurso público e poderá permitir a prática de nepotismo.

 

Precisamos da sua participação neste abaixo-assinado . Por favor, assine – compartilhe com seus amigos e grupos nas redes sociais!

 

Agrotóxico-Não-é-Perfumaria-Agrotóxico-Mata
Agrotóxico-Não-é-Perfumaria-Agrotóxico-Mata

 

 

 

2 comentários em “Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série: Fernando Ferreira Carneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *